Comunicação Não-Violenta
É importante saber que todo e qualquer comportamento é comunicação!
A comunicação não-violenta é uma habilidade, que pode ser aprendida, essencial para todas as suas relações. Foi criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, na década de 1960. Ele estudava o comportamento humano violento, em diversos contextos sociais. E, com o intuito de construir uma cultura de paz e um mundo mais justo e a partir de observações nas aços de líderes como Martin Luther King Jr e Gandhi ele nos brinda com a Comunicação Não-Violenta (CNV).
A CNV é então uma técnica baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação da forma como cada um se expressa e escuta os demais. Seu objetivo é o de mudar as reações repetitivas e automáticas por respostas conscientes, honestas e nítidas. E sua metodologia é voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência.
O pilar da CNV é a Empatia.
A empatia é estabelecida quando estamos presentes e conectados ao momento e criamos como outro um canal de comunicação no qual se ouve, vê e sente o que de fato está acontecendo. É importante a criação de uma atmosfera de confiança mútua. Logo, é preciso aprender a ter uma escuta ativa e acolher na comunicação.
O que é a Escuta ativa?
Apreender e compreender conteúdos e sentimentos;
Responder aos sentimentos expressos;
Aceitar as expressões e sentimentos, tanto positivos como negativos;
Sem julgamentos;
Estar atendo(a) a linguagem não-verbal
O que é Acolher?
Ter e demonstrar disponibilidade e cuidado
Ter atenção à Linguagem não verbal: Contato visual, Postura corporal, Colocação e tom de voz.
Sugestões da CNV de como melhorar a sua comunicação:
Olhe para seu interlocutor(a)
Regule as emoções
Faça-se entender
Envolva seu corpo na conversa
Não interrompa
Fique atento ao contexto da conversa para não se ater a frases desconectadas do todo
Estabeleça conexão
Crie uma atmosfera de confiança mútua.
Dicas:
Filmes:
Wall-E
Divertidamente
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