top of page
Foto do escritorCarolina Freitas

Câncer de mama e Sexualidade da Mulher

Hoje vou pedir licença para falar sobre o impacto do câncer de mama na saúde sexual de mulheres. Ou seja, como fica a sexualidade da mulher que foi diagnosticada com câncer de mama.



Como o diagnóstico de câncer traz culturalmente consigo a iminência da morte, o processo de luto pode contribuir para a perda no interesse sexual. A preocupação em (sobre)viver se torna uma prioridade. E, alguns remédios e terapias aplicadas para o tratamento de câncer podem sim afetar a resposta sexual da mulher, incluindo o desejo, a libido. Os efeito colaterais como: depressão, cansaço físico, dores e náuseas podem também contribuir para a perda do desejo. E dependendo do tratamento hormonal, ele pode também afetar alguma resposta sexual, incluindo a inibição do desejo sexual.


É preciso acolher o momento, o sentir-se incompleta e pouco feminina abala diretamente a autoestima da mulher. A forma como cada mulher lida com a retirada da mama é singular. Além de abalar a autoestima reflete também na autoimagem. Como o seio é uma das representações do corpo feminino, é preciso verificar o significado desta retirada de mamas para esta mulher e além de trabalhar com ela o reconhecimento deste novo corpo, ressignificar a identidade desta mulher. Por exemplo, que outros símbolos de feminilidade e sedução ela tem em seu corpo. E, ainda, a estabilidade da notícia de da doença vão ajuda-la nesta retomada. Lembrar que é um processo, aos poucos ela passará a ter mais intimidade com seu corpo. E que todo corpo é desejado e também deseja.


Esta mulher precisa sentir-se acolhida em suas dores e medos e o sentir-se amada fortalece sua luta no tratamento. É preciso lembrar que a sexualidade não se reduz ao ato sexual, são as relações de afeto, prazer e comunicação. Então, ouvir, acolher, dar colo e carinho e participar do tratamento vão ajudar a mulher na retomada de confiança.



--



Carol Indica:


Podcast Sexo Explícito

Converso com a Priscilla sobre o câncer de mama e os impactos do câncer na sexualidade da mulher.




Link da Revista Crescer com minha contribuição em 2021. Vale a pena conferir!




Leitura:


Comments


bottom of page