Educação Sexual Infantil Não É Sinônimo De Erotização Infantil
Educação sexual não é ensinar o ato sexual nem falar e apresentar pornografia. Não é erotizar e nem ensinar dancinhas e exploração de corpo.
Estas ideias errôneas alimentam ao menos três mitos na educação para a sexualidade na infância:
Educação sexual infantil é ensinar a criança a fazer sexo
Na educação sexual erotiza as crianças
A educação sexual faz com que a criança escolha ser menino ou menino
Precisamos sim falar sobre erotização infantil, de forma a erradica-la e com isso ao menos diminuir as violências sexuais contra as crianças.
Sexualidade é, de forma simples e resumida, um elemento universal do comportamento e da realidade humana, e se apresenta como um modo de ser e de viver o amor humano, é uma dimensão constitutiva da existência, apresenta-se de forma dinâmica e multifacetada.
Já a sexualização (erotização) acontece de fora para dentro, ou seja, não é um processo natural da criança, e sim uma manobra que adultiza a criança. Encabeçada pela publicidade e reproduzida pela família/escola/sociedade.
E para amparar o/a profissional da educação e saúde e permitir que se cumpra a função acadêmica ao abordar temas relativos ao gênero e à sexualidade em sala de aula existem além das evidências científicas alguns arcabouços jurídicos como a Declaração Ministerial da Cidade do México “Prevenir com a Educação”, de 2008.
Assim educação sexual infantil é:
3.2 A educação integral em sexualidade terá uma perspectiva ampla, baseada nos direitos humanos e respeitando os valores de uma sociedade democrática e pluralista em que as famílias e as comunidades, prosperem. Incluirá aspectos éticos, biológicos, emocionais, sociais, culturais e de gênero, bem como temas relacionados à diversidade e orientação sexual, de acordo com o arcabouço legal de cada país, para promover o respeito às diferenças, rejeitar qualquer forma de discriminação e promover a tomada de decisões responsáveis e informadas entre os jovens sobre o início da relação sexual”.
(Declaração Ministerial da Cidade do México “Prevenir com a Educação” - 2008)
Criança bem informada é criança protegida!
--
Carol Indica
Minha criança trans?
A infância perdida
Comments