Quem são as mulheres cis lésbicas?
L é a primeira letra vinda da sigla LGBTQIA+. Essa letra representa mulheres que se identificam como Lésbicas, uma das orientações afetivo-sexuais que envolve o amor entre duas mulheres.
O discurso hegemônico de que a heterossexualidade é a norma a ser seguida cria estereótipos sobre as vivências homossexuais femininas. A heterossexualidade é apenas uma das orientações afetivo-sexuais, nem a melhor nem a única.
As orientações afetivo-sexuais trazem além da atração afetiva e/ou sexual, o comportamento sexual e a construção de identidades. As mulheres lésbicas são mulheres que têm sua atração sexual direcionada para outras mulheres. São mulheres homossexuais que podem ter ou não práticas sexuais com outras mulheres e vão construindo sua identidade homossexual, muitas vezes com atravessamentos preconceituosos e estigmatizados, e ainda pela homofobia internalizada. Razões pelas quais é importante dar visibilidade. Para além de serem respeitadas construírem suas identidades e afetos de forma saudável e sem julgamentos.
Dar visibilidade é uma forma de diminuir a dificuldade e a culpa de mulheres em se reconhecerem homossexuais (lésbicas) e lidarem com a atração e desejo homoafetivos. Por isso é preciso falar sobre. Inclusive sobre ser mulher lésbica no plural pois não existe uma única forma de ser mulher homossexual. E saber disso é importante por impactar diretamente na saúde mental e sexual.
--
Carol Indica:
Carol
(Filme e Livro)
O livro foi adaptado também para um filme com o mesmo nome 'Carol'. A narrativa é pelo olhar de Therese, de como ela se descobre enquanto mulher lésbica. Uma história sensível, que foge da hipersexualização de mulheres lésbicas.
Comments