Câncer de mama e Saúde mental
Outubro Rosa é uma importante campanha para conscientizar sobre o câncer de mama.
A descoberta de um câncer nunca é fácil, sempre abala. Pois, em nossa sociedade, mesmo com os evidentes avanços de tratamento e cura, o câncer está diretamente ligado à morte. Assim, o adoecimento impacta diversos aspectos da vida.
A notícia do diagnóstico de câncer leva a pessoa a ter de lidar com questões diversas da vida – psicológicas, sociais e sexuais. O tema Câncer é por si só de difícil abordagem. A sexualidade da pessoa com câncer, mais ainda. Pois, muitas pessoas ignoram a importância da relação entre saúde, doença e sexualidade.
As pessoas com câncer, as mulheres, os casais, as famílias precisam de acolhimento e conhecimento para atravessar esse momento adverso da vida.
Embora cada pessoa reaja de forma singular ao diagnóstico e ao tratamento de câncer, é preciso além do acompanhamento médico, o acompanhamento psicológico. A psicoterapia é fundamental para a/o paciente aderir ao tratamento e lidar com as incertezas e com as questões emocionais, como a autoestima, que envolvem o tratamento.
É também importante a psicoterapia para o casal e família neste momento delicado. Ter conhecimento sobre o tema e serem um apoio no tratamento.
--
Carol Indica
Seriado: Um milhão de coisas
Sinopse: Um grupo de amigos percebe que precisa aproveitar mais a vida quando um deles morre de repente. No caminho, eles veem que a amizade pode ser o único modo de salvá-los deles mesmos.
Disponível na Globoplay
Comments