O que é Sexologia e quem é a(o) Sexóloga(o)?
A sexologia é uma Ciência Humana, Social e Independente. Não é exclusiva da ciência da Psicologia, é interdisciplinar. Ou seja, estabelece relações entre diversos ramos de conhecimentos como a filosofia, antropologia, psicologia, pedagogia, direito, biologia, sociologia, medicina e fisioterapia.
Os objetos de Estudo da sexologia são:
O Comportamento Humano
A Sexualidade
O Fenômeno Sexual
Ela foi criada para medir, conhecer e avaliar a resposta sexual humana. Porém, por ser ciência humana ela não possui lei definida, é regida pelas leis do amor e da saúde segundo os valores sociais e individuais.
Assim, o estudo da sexualidade humana está para além das técnicas e dos manejos clínicos. A sexualidade é além deste prazer físico, o prazer de viver a sua individualidade.
Sendo a sexualidade vivida e expressa em pensamentos, fantasias, desejos, opiniões, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis, relacionamentos e influenciada pela interação entre fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, éticos, legais, históricos, religiosos e espirituais.
Buscar conhecimento em Sexualidade é o primeiro passo para saber se relacionar melhor consigo mesma(o) e com as pessoas.
Reforçando, a sexologia é uma ciência. E para ser sexóloga(o) é preciso especialização e ainda, de acordo com Brief Sexuality Related Comunication (OMS, 2015) é preciso ter habilidades para: saber iniciar o tema sexualidade, abrir a conversa sobre o tema, personalizar o atendimento/ a comunicação e trazer informações científicas e adequadas.
--
Carol Indica
Filme
Kinsey, Vamos falar de sexo? (2004)
Comentários