Você sabe o que é Gouinage?
Você sabe o que é gouinage? Saiba que você já pode ter praticado gouinage sem saber o que é. Ao falar em gouinage vamos também refletir sobre: mitos e preconceitos sexuais.
Por definição, Gouinage é a prática sexual que não envolve a penetração. Existe desde sempre e não é preliminar. Por isso eu disse lá no início que você já poderia ter praticado.
Ela abrange as trocas de prazer que envolvem todos os sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição, e eu incluiria a intuição). E também formas de a pessoa explorar suas zonas erógenas pelo toque, cheiro, gosto, sabores, olhares.
Gouinage é um termo francês que deriva da expressão gouine. Em livre tradução significa ‘sapatão’, um termo considerado pejorativo e preconceituoso no Brasil, refere-se às mulheres lésbicas. É na verdade uma visão bem reduzida e até mesmo preconceituosa do que é o sexo lésbico, já que o mesmo pode sim ser penetrativo. Bem como os sexo entre homens gays pode não ter penetração. Saiba que a pessoa que se autodenomina gouine pode ser de qualquer orientação afetivo-sexual.
A definição já revela um mito sexual comum, o de que para ser sexo precisa ter penetração. Tudo que envolve atividade sexual é sexo. Então sexo sem penetração é sexo. Sexo oral é sexo. Logo, sexo é sexo!
Outro mito, não precisa ter prevenção já que não tem penetração. Não acredite nesta ideia de que se não tem penetração não precisa de prevenção. O sexo envolve pele com pele, corpos, saliva, suor, sêmen, sangue, fluidos... Logo, é sempre necessário que o sexo seja seguro de forma a diminuir o risco de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).
É sinônimo de masturbação? Não, pois por definição a masturbação envolve a fricção dos genitais enquanto gouinage prima pela exploração de todos os órgãos dos sentidos.
Por fim, por que é importante falarmos sobre gouinage? Por estarmos dialogando mais sobre e com isso desmistificando ideias aprendidas que interferem de forma negativa na saúde e na prática sexual. E ainda por ser uma prática sexual mais igualitária.
--
Carol Indica:
Podcast Tela preta
Livro:
Capítulo 11 – Orientação sexual: Hétero, Homo, Bi ou Assexual
Comments